sábado, 1 de janeiro de 2011

Monark Monareta – História



















Salve amigos...Feliz ano novo..e para iniciarmos esse glorioso 2011,nada mais interessante de resgatar a historia de um desejo de muitos de nós...numa época tão boa de nossas vidas..a infancia...e para isso a estrela de hoje sera a Monark Monareta!
Um grande abrax ...


A Monareta apareceu em 1967 / 68 (aproximadamente), e veio para quebrar a mesmice da Monark, com aro 26, nas versões masculina (com uma barra no centro) e feminina (sem a barra central). Dá para afirmar que ela foi criada para agradar, indistintamente, aos meninos e às meninas (publico infantil e infanto juvenil em crescente demanda ).

Monareta surgiu como reação da Monark ao sucesso estrondoso da Berlineta Caloi, lançada na mesma epoca (1967) ate meados da década de 70..., gerando uma briga de "quem é melhor?", tendo ambas,até hoje, seus fã-clubes.
É uma bicicleta muito confortável, embora seja um pouco mais longa que a Berlineta.
Uma vantagem é que o guidão e a altura do selim podem ser regulados com uma alavanca individual, dispensando o uso de chaves-de-boca em alguns modelos .
Por volta de 1964-65 a Monark já estava há 10 anos fabricando bicicletas no Brasil. Tinha uma bem sucedida linha de produtos voltados para o público adulto, modelo masculinos e femininos, a maioria aro 28. Porém, acompanhando a sua maior concorrente, a Caloi - que lançava um novo modelo, de características infantis - a Monark lançava sua nova bicicleta voltada para o público infantil e para o lazer.
Era a Monark Monareta! Nome inspirado num ciclomotor da Monark dos anos 50. Chamada de modelo Gemini, nome das cápsulas espaciais da Nasa nas viagens à Lua, trazia um quadro semelhante à concorrente, Caloi Berlineta, com rodas aros 20 polegadas.
O mercado, porém, não correspondeu de início.
Era um produto à frente de seu tempo, pois na época o Brasil ainda não tinha a cultura das bicicletas voltadas para o lazer, fato que só ocorreria meia década depois, no florescer dos anos 70.
A Monark, entretanto, não se intimidou. Era uma gigante nacional e tinha vários sucessos emplacados junto ao público! Com um redesenho no quadro começou a agradar aos jovens e fazer sucesso. Logo vieram séries especiais: Brasil de Ouro, Olé 70, Águia de Ouro, Centauro; além de modelos com rodas menores e o famoso Dobramatic.
Em 1973 chegou a série Jet Black, na cor preta com detalhes cromados, como os pára lamas e cobre corrente. Tinha aparência de modelo mais luxuoso. A Berlineta também mudava, mas a Monareta tinha mais projeção junto ao público e crescia em vendas. Em 1976 sofria novo redesenho, principalmente na parte traseira, adotando perfil mais quadrado. Isso agradou muito ao público e trouxe novas séries: Kross e Kross II Luxo, A primeira com guidão ape hanger (seca sovaco) e a segunda com novos garfos duplos e guidoes.

Em 1980 a Monareta ganhava novo desenho, com uma traseira mais simples e limpa. Em 1982 ganhava pára lamas cromados de série, mas as vendas caíram.
Mesmo assim ,em 1983 ainda inovando surge uma versão tandem(com 2 lugares) ... algo bastante diferente e curioso em nosso pais .
O bicicross surgido nos anos 70 nos E.U.A. ,aparecia no Brasil e passava a captar mais a atenção dos jovens e das crianças, deixando a Monareta (e também a Berlineta da Caloi) com imagem de produto velho e ultrapassado.
A fabricação da Monareta seguiu até 1989/90, mas já sem a vitalidade de antes.
Saiu de linha melancolicamente. Passados tantos anos a onda do colecionismo de bicicletas antigas trouxe novamente a atenção sobre as Monaretas e Berlinetas, como símbolo dos anos dourados e da infância de milhares de pessoas Brasil afora...inclusive a minha!

21 comentários:

  1. vendo uma monareta 81 toda reformada cor vermelha meu msn-MINHACIDADE2009@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  2. eu tenho uma monareta azul e cinza iqualzinha a da segunda foto só que com mais acessórios,gostei por causa do tamanho e da posição do silim do guidom essa bicicleta é de familia do meu tataravo até a mim eu só tenho 10 anos mas eu adoro a monareta,apesar de ter 10 anos já estou no 7º ano rsrsrsrs.....

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma parecida com a segunda, vou reformar e postar a foto, abraço a todos.

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto muito delas que junto com a berlineta acredito fizeram parte da historia de muitos de nos ! Abraço a todos Tiko Bike veia

    ResponderExcluir
  5. Voltei ao passado, como desejei e não obtive
    só ficava namorando...srsr
    Com certeza se eu encontra-se compraria só para realizar um desejo de infância não concluído.
    Amei ver essas fotos...
    28 de setembro 2011

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entra no mercado livre tem muita bicicleta boa pra vender la.

      Excluir
  6. meu filho tem 9 anos e tem uma monaretinha dos anos 80 que ganhou de um tio dele do interior, é um barato quando saimos na rua, todos
    ficam olhando, tem gente que nos segue para perguntar se ele quer vender. Ela toda original
    ainda pintura,celim, pedal maciço, etc
    valdenir_10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho a companheira de aventuras de minha infancia até hoje. E depois de muitos anos atirada apodrecendo num canto, ano passado desmontei-a por completo e pintei junto com minha moto, com direito a tinta e verniz de qualidade.
    Agora estou montando ela. To ansioso de poder novamente andar nela e relembrar aquele tempo bom de minha vida.

    ResponderExcluir
  8. nossa lhes digo que as lagrimas veio nos olhos quando olhei estas fotos, este modelo de bicicleta foi tão importante em minha vida, eu morava em are a rural e ia para escola com uma dessas, e graças aos estudos me tornei medico!

    ResponderExcluir
  9. olá tudo bem possuo o modelo da foto 17 na cor verde com detalhes em prata ,poderia me dizer o modelo e o ano ?

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!! tenho algumas to restaurando, não sei mas gosto mais de aro 20, fez e faz parte de minha infância ,da minha vida,não só a monareta como berlineta, brandani, formula c, tigrão, monark brisa, etc,assim que tiver pronta vou postar fotos, um abraço a todos, valeu!!!!!!!!!!!!!!.

    ResponderExcluir
  11. Tenho tenho 4 monaretas e 2 berlinetas.Queria fazer parte do blog e postar fotos,como faço?Grato...

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS AMIGOS !!
    É muito bom ver fotos de algumas das minhas bicicletas postadas em seu Blog.
    Fotos:
    2-AZUL / 5-VERDE / 13-ROXA
    Grande abraço,
    Osmar Empinotti / Curitiba
    www.velhasbicicletas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho um quadro de uma tigrão com guidon banco que parece um couro de tigre falta besteira para montar ela 1976

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiz Rodrigues. Vc ainda tem essa tigrão? Emerson

      Excluir
  14. olá Amigos, gostaria de saber qual a diferença entre as monas de 71 s 74? Comprei uma desse periodo e nao to conseguindo informaçoes fieis para a restauraçao. Obrigada

    ResponderExcluir
  15. Olá. Tive uma moraneta 74 dobramatic roxa. Era meu xodó, minha melhor companheira na pré-adolescência. Eu tinha então doze anos. Ia pra escola e passeava todos os dias. Fiquei com ela até 1980, quando foi furtada na porta da minha casa. Hoje com 50 anos ainda lembro de cada detalhe. Quanta saudade... Gostaria muito de restaurar uma igual.

    ResponderExcluir
  16. Olá, ganhei uma igualzinha a uma das fotos acima, azul clara 80, na época com 9 anos, era um barato, praticamente todos amigos da escola tinha monareta nessa época. Ver a foto de uma agora, original e aqueles adesivos...bateu forte a saudade.

    ResponderExcluir
  17. todas as postagens , muito boas , tambem tenho algumas bike véia, no mas saudaçoes coloradas a todos !

    ResponderExcluir
  18. Olá Pessoal. Preciso de um esclarecimento. As monaretas dos anos 71 a 74 tinha o mesmo formato de garupeira, ou seja, tipo churrasqueira como falam por ai. Nesse periodo foram usadas duas capa correntes uma tipo peixe e outra com oito furos na peça. Alguém poderia me informar quais os anos que foram usadas tipo peixe e quais os anos do outro modelo? Preciso também das distâncias entre os suportes onde eram parafusadas as capa correntes. Obrigado. Emerson
    Campo Mourão - Pr.

    ResponderExcluir
  19. eu tinha uma 63 dobravel e foi pro ferro velho é muita burrice do zé povinho estermina uma raridade

    ResponderExcluir